A Associação

A Associação

A Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão (ACCTBJ) é uma entidade de direitos privados, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, não sendo permitido qualquer tipo de ganho ou lucro pecuniário.

Fundada com o objetivo principal de congregar os ex-bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e de outros programas do Governo Japonês, a entidade atua nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Após uma reorganização estrutural, a Associação aumentou o escopo de suas atividades. A ACCTBJ tornou-se um diferencial tanto no estímulo e suporte do intercâmbio, quanto na organização e fomento das potencialidades que ele proporciona. Dessa forma, a entidade é responsável pela preparação dos futuros bolsistas e pelo fomento dos benefícios de seu programa no Japão. Ao retornarem para o Brasil, os ex-bolsistas são estimulados a compartilharem com as comunidades locais as experiências vivenciadas. Além disso, a Associação oferece suporte a bolsistas e profissionais japoneses vindos ao Brasil. Com esses serviços, a ACCTBJ trabalha ativamente para o fortalecimento de parcerias científicas, econômicas e tecnológicas, contribuindo assim para o estreitamento dos laços entre o Brasil e o Japão.

A entidade também realiza cursos, debates, palestras e seminários relacionados com seus objetivos científicos, econômicos e culturais.
E promove ainda festivais e eventos culturais, tecnológicos, econômicos e sociais como forma de congregar aqueles que possuem um vínculo com toda a tradição japonesa. Assim, ex-bolsistas, futuros bolsistas e todos aqueles que apreciam a cultura nipônica são beneficiados pelas atividades da entidade.

Sendo assim, a ACCTBJ espera contribuir para o desenvolvimento de uma relação já histórica. Além da consolidação das atividades realizadas, a Associação pretende criar novas perspectivas e possibilidades para ambos os lados dessa parceria.